CRISTINA KIRCHNER PEDE AO PAPA MEDIAÇÃO PARA DIÁLOGO SOBRE MÁLVINAS

A presidente argentina foi a primeira chefe de Estado a se reunir com o Papa; ela também almoçou com Francisco
A presidente argentina Cristina Kirchner pediu nesta segunda-feira "a intervenção" do papa Francisco, seu compatriota, no conflito entre o seu país e a Grã-Bretanha envolvendo as ilhas Malvinas.
"Eu pedi sua mediação para iniciar um diálogo entre as duas partes", declarou Kirchner à imprensa em Roma, depois de se reunir e almoçar com o novo Papa, o ex-arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio. Ela lembrou que o Papa João Paulo II também agiu como mediador entre o Chile e a Argentina em um outro conflito territorial. Cristina explicou após reunião que abordou o que para ela é "um tema que tem muito sentido para os argentinos".
Segundo a presidente "é necessário que se cumpram as mais de 18 resoluções das Nações Unidas para que haja diálogo", lembrando que diferentemente do que aconteceu em situações anteriores, Argentina e Reino Unido vivem governos democráticos. "É imprescindível que todos os países cumpram as resoluções das Nações Unidas e nosso pedido ao Papa vai nesta direção", explicou a chefe de Estado.
Cristina Kirchner também comentou como foi o encontro com o papa Francisco, definindo-o como "sereno, seguro e tranquilo, em paz". A presidente argentina completou dizendo que o Pontífice mostrou firmeza no compromisso de fazer mudanças no Vaticano. "Já se viu em seus gestos e atitudes, e se verão em outras de suas decisões.
A presidente convidou Jorge Mario Bergoglio a voltar à Argentina, desta vez em visita, como papa Francisco, e que ele lhe respondeu que assim deseja, e vai buscar um espaço em sua agenda para fazer esta viagem.
"Ele tem uma agenda já cheia, mas obviamente deseja visitar a Argentina", explicou Cristina Kirchner, que hoje foi recebida em audiência no Vaticano pelo papa Francisco, com quem também almoçou a sós.
A presidente disse ter recebido do papa uma rosa branca que representava Santa Teresinha, a santa preferida de Francisco e a quem reza sempre.
Por sua vez, Cristina Kirchner lhe presenteou com uma cuia de uma cooperativa de artesãos, "para que continue sempre tomando mate" e um poncho de vicunha para que se proteja do frio europeu.
FONTE: PORTAL TERRA

Share on Google Plus

About RG-95

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário