Vacina contra catapora já está disponível no SUS

SAÚDE / IMUNIZAÇÃO
Vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é destinada a crianças de 15 meses.

SÃO LUÍS - A partir desta segunda-feira (16), já está disponível, na rede pública de Saúde de todo o Brasil, a vacina contra catapora (varicela). A vacina agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é destinada a crianças com 15 meses de nascida (um ano e três meses de idade). Segundo o Ministério da Saúde, não haverá uma campanha de vacinação contra catapora, pois a vacina foi integrada à segunda dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), passando a se chamar tetra viral.
O Ministério da Saúde afirma que a tetra viral é uma vacina segura, com 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. De acordo com o Ministério, anualmente, cerca de nove mil pessoas são internadas em hospitais por causa de catapora e mais de cem chegam ao óbito. A expectativa é de que essa iniciativa reduza em até 80% o número de internações por causa da doença.
Em são Luís, a vacinação está disponível em 37 postos de saúde. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de São Luís (Semus), Rita Carneiro, os pais que queriam vacinar seus filhos contra a catapora tinham que recorrer às clínicas particulares, onde a dose custava em torno de R$ 150. Agora, a vacina está disponibilizada gratuitamente, o que representa uma economia considerável para as famílias carentes.
“É importante resaltar que essa vacina será aplicada, na rede pública, exclusivamente em crianças com 15 meses de idade”, explica a coordenadora.
A tetra viral está disponível em todas as Unidades Mistas de Saúde de São Luís, nos postos de Saúde do Tirirical, João de Deus, Cidade Olímpica, Cidade Operária, Turu, Anil, Liberdade, Hospital Paulo Ramos, entre outros.
“As crianças que já tomaram a tríplice viral, podem receber a segunda dose, que agora é a tetra viral, que contém a imunização contra catapora. É importante prevenir os menores contra a catapora, pois essa doença, em muitos casos, pode ter graves riscos à saúde”, afirma Rita Carneiro.
FONTE: IMIRANTE NOTÍCIAS
Share on Google Plus

About RG-95

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário