DESISTIU! JORDANIANO DESISTE – JOSEPH BLATTER É REELEITO MAIS UMA VEZ PARA A PRESIDÊNCIA DA FIFA

NOTÍCIAS / ESPORTE – FIFA – ELEIÇÃO

Al-Hussein desiste do segundo turno, e Blatter é reeleito na FIFA.
Mesmo com escândalos de corrupção que levaram à prisão de dirigentes, suíço derrota o príncipe jordaniano e irá para seu quinto mandato à frente da entidade

Eleição para presidente da Fifa(Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Apesar dos pedidos por adiamento e das ameaças de bomba neste sexta-feira, em Zurique, a eleição para presidência da Fifa aconteceu. E mesmo com todos os acontecimentos desta semana, com a prisão de cartolas ligados à entidade, Joseph Blatter conseguiu ser reeleito e irá comandar o principal órgão do futebol mundial por mais quatro anos. Opositor, o príncipe da Jordânia Ali bin Al-Hussein levou o pleito para o segundo turno, mas anunciou sua renúncia antes de uma nova rodada de votação. 

Até há alguns dias, o presidente Blatter era amplamente favorito a vencer a eleição. Mas devido à ação do FBI, agência investigação norte-americana, e autoridades suíça, prendendo cartolas, várias entidades nacionais, e até mesmo a Uefa, que comanda o futebol na Europa, declararam o voto ao príncipe jordaniano. Michel Platini, que presidente o órgão europeu, chegou a pedir a renúncia de Blatter. Porém, o cartola contou com maciço apoio das Confederações Asiática e Africana para alcançar mais um mandato. 

Mesmo assim, Blatter, que ganhou no primeiro turno por 133 a 73, irá se manter no cargo. Seria necessário um segundo turno porque o suíço não obteve 2/3 dos votos e teria que ir para mais uma rodada, em que seria declarado vencedor quem obtivesse maioria simples. Após a conquista do seu quinto mandato à frente da entidade, Blatter disse que fortalecerá a imagem da Fifa: 

- Sou um homem de fé. Deus, Alá, qualquer um, eles nos ajudarão a trazer de volta a Fifa para o lugar onde deveria estar. Ao fim de meu mandato, daria a Fifa a meu sucessor em uma posição muito forte, robusta. Temos que trabalhar juntos para atingir isso. 

Antes da eleição houve muita movimentação nos arredores da sede da Fifa. Uma falsa ameaça de bomba agitou o evento, além de protestos do lado de fora contra a reeleição de Blatter e duas mulheres que interromperam um discurso para manifestar-se a favor da causa palestina. 

Na última quarta-feira, sete dirigentes foram detidos que participariam do congresso foram detidos por suspeita de participação em esquemas de corrupção no futebol. Um deles foi o ex-presidente e atual vice da CBF, José Maria Marin. O atual mandatário da entidade, Marco Polo del Nero, abandonou o congresso da Fifa e retornou ao Brasil, onde deu entrevista coletiva nesta sexta para negar que tenha participado do esquema. Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol, representou o Brasil no evento.


Share on Google Plus

About RG-95

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário