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Segurança, atendimento, conforto e preço foram uns dos itens reprovados.
André Lisboa/O Estado
SÃO LUÍS - Os serviços em bares e restaurantes na Avenida Litorânea ainda têm muito que evoluir para clientes, foi o que descobriu um estudo qualitativo realizado por pesquisadores da Faculdade Estácio São Luís divulgado nesta semana. Uma das áreas de lazer e diversão mais frequentadas por moradores e por turistas que vêm à Ilha, os estabelecimentos foram avaliados por 210 clientes, que foram consultados a respeito de 14 itens, como atendimento, cardápio, segurança, preço, conforto, limpeza e outros.
Foto: Divulgação.
Mesmo com uma aprovação de 64,29%, o atendimento foi considerado pela orientadora da pesquisa – a professora Sílvia Campos – como um item problemático. Ela justifica a postura ao ponderar que qualquer situação de insatisfação pode incidir sobre a imagem de um estabelecimento. “Na área de serviços, atendimento é o ponto crucial porque revela o compromisso maior das empresas. A reprovação de 35,71% da clientela é um alerta para o gestor de qualquer empreendimento que busca atender bem todo aquele que procura o serviço. Isso requer um investimento estratégico em atendimento diferenciado para assegurar fidelidade”, explicou.
Outro item com o qual os clientes se manifestaram insatisfeitos foi a segurança. A pesquisa, realizada em setembro do ano passado, antes da intensificação do clima de tensão estabelecido com ataques realizados por grupos criminosos em São Luís, apontou que 47,62% dos entrevistados consideraram ruim a segurança nos bares, sendo 34,28% disseram ser regular. Foram apenas 18,19% que consideram o item bom ou excelente. O estudo detectou que a insegurança nas ruas de São Luís é uma das principais fontes para o resultado. O clima de tensão causaria assim um grande dano ao consumo nos estabelecimentos.
Preço salgado
Mas a insatisfação dos clientes que frequentam os bares da Avenida Litorânea não se resume aos dois itens. Elas ainda puderam ser percebidas quando o assunto é preço, conforto, limpeza e aparência dos estabelecimentos. Os preços foi um dos itens mal vistos pelos consumidores de acordo com o levantamento. Foram 21,90% que classificaram como ruim o quesito e 42,85% que avaliariam como regular. Aprovaram o quesito 35,25%, qualificando-o como bom ou excelente.
A avaliação do conforto é outro resultado que deve ser visto como alerta, segundo a professora Sílvia Campos. A percentagem de clientes que classificaram o item como regular e ruim foi 44,77%, contra os 44% que o consideram bom e 10,95% excelente (veja os resultados, completos abaixo).
Ela explica que é preciso estar atento para atender as necessidades dos clientes. “Perceber o grau de importância desses fatores é uma capacitação gerencial. É inquestionável que lamentavelmente há muito despreparo na área de atendimento, o que sugere que há muito a se investir para ser atingido esse nível de excelência desejado”, aponta.
O lado bom
A favor dos donos dos bares, está principalmente o cardápio, considerado bom e excelente por 70,47% dos entrevistados. A grande variedade de produtos é um dos propulsores do negócio nos bares e restaurantes na orla marítima de São Luís. A culinária local que tem sido bem aproveitada e ainda uma constante adaptação a pratos e coquetéis modernos, segundo a análise um dos principais fatores para a aprovação.
De acordo com Sílvia Campos, os impactos de um bom serviços de bares e restaurantes é um dos pilares para o fomento do turismo. “A Litorânea é considerada um cartão postal da cidade de São Luís que potencialmente atrai turista e consumidores locais, o que demanda a prestação de serviços de qualidade como ponto determinante para uma atuação competitiva. Exige-se serviços com alto padrão de qualidade que satisfaçam as expectativas dos consumidores para manter o estabelecimento competitivo”, analisa.
Dados pesquisa
Atendimento
Ruim – 10,0%
Regular – 25,71%
Bom – 56,66%
Excelente – 7,63%
Cardápio
Ruim – 5,72%
Regular – 23,81%
Bom – 48,57%
Excelente – 21,90%
Preço
Ruim – 21,90%
Regular – 42,85%
Bom – 33,33%
Excelente – 1,92%
Conforto
Ruim – 6,20%
Regular – 38,57%
Bom – 44,00%
Excelente – 10,95%
Segurança
Ruim – 47,62%
Regular – 34,28%
Bom – 15,71%
Excelente – 2,39%
Limpeza
Ruim – 13,33%
Regular – 30,47%
Bom – 38,57%
Excelente – 17,63%
Localização
Ruim – 1,92%
Regular – 7,14%
Bom – 70,47%
Excelente – 20,47%
Aparência do estabelecimento
Ruim – 1,92%
Regular – 25,71%
Bom – 49,04%
Excelente – 23,33%
Aparência dos funcionários
Ruim – 9,04%
Regular – 34,30%
Bom – 50,0%
Excelente – 6,66%
Horário de atendimento
Ruim – 6,19%
Regular – 17,14%
Bom – 68,57%
Excelente – 8,10%
Espaço físico
Ruim – 7,62%
Regular – 29,52%
Bom – 51,42%
Excelente – 11,44%
Clareza nas informações
Ruim – 7,62%
Regular – 36,19%
Bom – 48,09%
Excelente – 8,10%
Opção de pagamento
Ruim – 3,81%
Regular – 16,66%
Bom – 64,76%
Excelente – 17,77%
Atrativos
Ruim – 19,52%
Regular – 23,82%
Bom – 40,0%
Excelente – 16,66%
FONTE: IMIRANTE.COM
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